16/07/2012

Descrição do curso de ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS da UNIFEI.

A graduação Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos da Unifei é um curso inovador e único no país, baseada numa abordagem inter- e transdisciplinar entre a engenharia e disciplinas de base de química e biologia celular e molecular, com fortes componentes de química, física, matemática, materiais, microelectrônica, informática e produção-mecânica. Pretende-se formar recursos humanos com uma formação sólida nos princípios e métodos fundamentais de engenharia, nanotecnologia e bionformática e na sua integração com a biologia celular e molecular. Os graduados nesta área oferecerão uma especialidade única no país, que permitirá a convergência unificadora das Tecnologias Nano-Bio-Informáticas e que contribuirá para o desenvolvimento e inovação nos domínios avançados da biologia e biotecnologia do século XXI no Brasil.
A organização curricular do curso de Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos da Unifei assenta num tronco comum de disciplinas de formação básica nos dois primeiros anos, prevendo-se áreas de formação em três vertentes, através de conjuntos coerentes de disciplinas /blocos de opção, a partir do 3º ano, a saber: Formação em Bioengenharia Molecular, Formação em Nanosistemas e Nanobioestruturas e Formação em Engenharia de Tecidos Biológicos.
O curso de Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos da Unifei é uma especialidade que foi estruturada com base nas grandes linhas de desenvolvimento tecnológico, necessárias para o Brasil e para a humanidade apontadas anteriormente: Formação em Bioengenharia Molecular, Formação em Nanosistemas e Nanobioestruturas e Formação em Engenharia de Tecidos Biológicos. Estas especialidades, de caráter interdisciplinar e multidisciplinar, não seguem os moldes dos cursos de Engenharia de Bioprocessos tradicionais instalados no Brasil. Sendo assim, o Engenheiro de Bioprocessos da Unifei será um profissional com base conceitual e habilidades para desenvolver, aplicar e integrar técnicas e ferramentas modernas de engenharia, que venham a auxiliar na solução de problemas em Nano-Bio-Informática nos níveis da Nanotecnologia, Biotecnologia e Bioinformática.
O Brasil, em particular o Estado de Minas Gerais, nos últimos anos, tem intensificado os investimentos em Nanobiotecnologia e Bioinformática. Esses investimentos podem ser percebidos não somente no desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas, normalmente sediadas nas instituições públicas de pesquisa, mas, também, na produção de instrumentação e insumos biomédicos. Portanto, pode-se identificar um demanda significativa de profissionais das áreas da Engenharia de Bioprocessos e justifica-se a elaboração no país, nesse caso específico no Estado de Minas Gerais, de um programa voltado para a emergente área da Engenharia de Bioprocessos em nosso país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário