28/11/2012

Calendário de vacinação em crianças, adolescentes e adultos:

Tabela de vacinação em crianças:


Tabela de vacinação em adolescentes:


Tabela de vacinação em adultos:



A vacina BCGid, em dose única de aplicação intra-dérmica, protege contra tuberculose (Mycobacterium tuberculosis) e hanseníase (Mycobacterium leprae). Testes realizados demonstraram que a vacina tem eficácia e efetividade análogas para tuberculose e hanseníase. O Brasil é um país onde a doença continua fazendo muitas vítimas todos os anos, sendo o único país da América Latina onde a doença não foi eliminada. Geralmente quando um caso é detectado, a doença já está avançada e o contágio se dá por contato direto com o doente ou com objetos usados/tocados por ele. Por isso a imunização é muito importante.
 

27/11/2012

Maré Vermelha:

Algas deixam o mar vermelho na Austrália

A proliferação da alga Noctiluca scintillans deixou o mar da costa autraliana vermelho e fechou algumas praias.

Apesar da alga não ser tóxica, a coloração aumenta a concentração de amônia na água, o que pode causar irritações na pele.






25/11/2012

Contaminação por Petróleo

Contaminação por Petróleo
Contaminação por Petróleo: tema pode aparecer nos vestibulares.


Contaminação por Petróleo
O petróleo (“óleo de pedra”) é uma mistura formada basicamente de hidrocarbonetos, com densidade inferior à da água e que apresenta uma coloração variando desde o castanho claro até o preto. Trata-se de um material altamente inflamável e representa a principal forma de energia da atualidade e, por esse motivo, um dos responsáveis por divergências políticas entre vários países, inclusive pela ocorrência de guerras como, por exemplo, a Guerra Irã-Iraque.

Origem do petróleo
Provavelmente, o petróleo foi formado pela decomposição da matéria orgânica (restos de vegetais, de animais marinhos, componentes do plâncton) durante algumas centenas de milhões de anos, sob condições de baixa oxigenação. Os oceanos apresentam as melhores condições para a formação de petróleo, sendo a plataforma continental a região que mais produz matéria orgânica, pré-requisito para a formação do petróleo. Devido à sua fluidez, o petróleo pode migrar para além da sua fonte geradora e acumular-se em rochas sedimentares, localizadas em grandes profundidades.

Contaminação ambiental por petróleo
Os derramamentos de petróleo no ambiente podem ter causas variadas, tais como: explosões de poços; colisões de navios transportadores do material; ruptura dos tanques de armazenamento; avarias nas embarcações em decorrência das hostilidades oceânica; lavagem dos tanques dos petroleiros, dentre outras.
Recentemente o mundo vem assistindo a um dos maiores acidentes ambientais da história: o derramamento de petróleo no Golfo do México, devido a uma explosão e posterior afundamento de uma plataforma da empresa British Petroleum. Com o acidente, um dispositivo deveria fechar automaticamente uma válvula no fundo do mar, o que não ocorreu. A consequência, é que desde às 22h do dia 20 de abril de 2010, ocorre vazamento de quase 1 milhão de litros por dia. A imagem a seguir mostra a extensão do problema.
Fonte: http://gazetaonline.globo.com
Quando há algum vazamento de petróleo, os técnicos especializados na limpeza devem agir imediatamente. O primeiro passo é o cercamento da mancha negra, para evitar a dispersão para outras regiões. Na sequência, é feita a separação do petróleo da água e da areia, deixando-o em condições de uso.
Fonte: http://www.brasilescola.com/curiosidades/limpeza-de-petroleo.htm


Consequências da poluição por petróleo
- Redução da atividade fotossintética das algas, uma vez que a película de óleo sobre a água dificulta a penetração de luz;
- Redução da difusão de oxigênio da atmosfera para a água;
- O petróleo adere-se às brânquias de diversos animais, levando-os à morte por asfixia;
- O petróleo adere-se às penas das aves aquáticas, reduzindo o colchão de ar retido entre as penas, podendo levar à morte por hipotermia. Além disso, dificulta a obtenção de alimento e, na tentativa de retirar o óleo das penas, acabam ingerindo-o, o que ocasiona a morte por intoxicação;
- Morte de outros organismos devido à transferência pela cadeia alimentar.

Comentário
O assunto é um tema com grandes probabilidades de aparecer em provas do vestibular 2012.