15/11/2012

Dicas para Passar no Vestibular de Medicina:

Passar no vestibular de medicina é uma das mais importantes realizações do aluno que concluiu o ensino médio. Conquistar o primeiro lugar no curso de medicina exige persistência com os estudos. Reunimos as dicas mais importantes para passar no vestibular de medicina.

Plano de Estudos

Primeiramente, o estudante interessado em conquistar uma vaga na universidade deve organizar a sua rotina de estudos. Com um plano de estudos definido, a organização das matérias e o controle do tempo ficam mais fácil, e consequentemente, você consegue ser mais eficaz nos estudos.
O plano de estudos pode ser feito em uma tabela no papel ou no computador com sete linhas representando os dias da semana , e nas colunas, as matérias correspondentes que devem ser estudadas naquele dia. O plano de estudos serve para qualquer organização de estudos, seja para o vestibular ou para concursos públicos.
O plano de estudos para o vestibulando de medicina precisa abranger todo o cotidiano do vestibulando. Os compromissos como aulas, trabalhos e períodos de descanso. Inicialmente, os estudos para o vestibular precisam começar aos poucos, de preferência entre uma hora e meia e duas horas de estudos por dia. Lembre-se que o plano de estudos deve abranger atividades físicas que são importantíssimas para a aprovação e mantêm a motivação do aluno em dia.
Reserve a maior parte do seu tempo de estudo para matérias a qual você possui mais dificuldade para aprender, tanto pelo tamanho do conteúdo dado ou pela natureza das informações. Conheça os dias mais favoráveis para o estudo de forma a reservá-los às matérias mais difíceis, e os dias em que você acredita possuir um rendimento menor, para as disciplinas com menor nível de dificuldade.

Exercícios Físicos Durante os Estudos

Consuma alimentos naturais e pratique exercícios de relaxamento durante as pausas entre matérias. O exercício físico ajuda a manter a motivação no estudo para vestibulares concorridos como o de medicina. Reserve parte do seu tempo vago para assistir a um bom filme ou a sua série de tv favorita. Tudo isso para evitar o estresse devido à quantidade de disciplinas para estudar. O estresse é uma arma perigosa para os vestibulandos, ele diminui a concentração do estudante e, consequentemente, reduz o desempenho.
Com o dia da prova de medicina se aproximando o estudante precisa reservar toda a semana para estudar. Nesse período, o estudante já deve ter estudado toda a programação do vestibular para evitar possíveis chutes na prova.

Disciplinas

Vestibular para a USP ou Seleções como o ENEM costumam dar ênfase as matérias de exatas, a parte de português que está inserida em linguagens e códigos não exige um conhecimento tão aprofundado em língua portuguesa, apenas as partes de interpretação de textos, figuras de linguagens e significação vocabular.
No dia da prova, evite levar anotações do que estudou ou alguns livros, isso pode ocasionar nervosismo durante a prova. Essa interferência na parte emocional dos candidatos derruba até aqueles que estudaram com mais afinco.

Local de Estudos

Evite sair de casa e aproveite os fins de semana para os estudos. Não se preocupe com a concorrência, faça a sua parte e durma oito horas de sono por dia. Escolha um bom lugar de estudos com boa iluminação e que seja silencioso.

Avaliação do Vestibulando

Avalie o seu desempenho com exercícios das disciplinas estudadas no dia anterior e revise tópicos importantes das matérias. Caso faça cursinhos preparatórios, que são uma excelente ajuda durante a corrida pela aprovação, não deixe acumular dúvidas, espere sempre o professor para saná-las o quanto antes, e preste bastante atenção nas aulas dos cursos preparatórios para o vestibular.