03/10/2012

Eutrofização:

Eutrofização
Eutrofização: tema pode aparecer na prova do Enem

Eutrofização
Nome dado ao aumento de nutrientes na água (principalmente fosfato e nitrato), ocasionando um aumento significativo na população de algas e de microorganismos decompositores na água, levando a uma brusca redução do teor de oxigênio dissolvido. Isso provoca a morte de organismos aeróbios maiores como, por exemplo, peixes.

Etapas da eutrofização:
- Aumento da quantidade de material biodegradável (esgoto orgânico) na água;
- Aumento da população de organismos decompositores (aeróbios e anaeróbios);
- Redução da concentração de oxigênio dissolvido na água;
- Mortalidade de organismos aeróbios maiores, como peixes e crustáceos;
- Os animais mortos sofrem decomposição e, então, mais matéria orgânica é disponibilizada no meio, o que favorece a proliferação de mais organismos decompositores, com maior redução de teor do oxigênio. Com a brusca redução do teor de oxigênio, a decomposição torna-se anaeróbia, com produção de gases tóxicos como, por exemplo, o gás sulfídrico.

Com a eutrofização há um predomínio de bactérias anaeróbias estritas e facultativas no fundo do lago ou represa, enquanto na superfície pode haver uma estreita camada de algas.
O processo ocorre com mais frequência em ambientes lênticos, isto é, de águas paradas, como lagos e represas, embora possa ocorrer em rios. Embora o fenômeno possa ocorrer naturalmente, o lançamento de esgotos domésticos e industriais, além de fertilizantes usados em áreas agrícolas potencializam a ocorrência do fenômeno.

Alguns impactos à qualidade da água devido à eutrofização:

- Perda da transparência (a transparência é medida através do mergulho de um disco na água, conhecido como disco de Secchi).
- Redução do teor de oxigênio dissolvido;
- Crescimento exagerado de algas;
- Redução de macrófitas, devido à redução do teor de oxigênio;
- Aumento na quantidade de cianobactérias (algas azuis), muitas delas não ingeridas pelo zooplâncton);
- Produção de gases de odor desagradável e, em certos casos, tóxicos;
- Produção de cloroforme, um composto carcinogênico, produto da reação da matéria orgânica com o cloro usado nas estações de tratamento.

Em fevereiro de 2010, 85,6 toneladas de peixes morreram na Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro. A hipótese inicial era a de eutrofização devido ao lançamento de esgotos domésticos. Contudo, o laudo do Museu Nacional constatou a proliferação excessiva da alga Chrysochromulina cuja toxina afeta os peixes. A proliferação da alga seria devida ao excesso de chuvas, o que deixa a água mais doce.

Darwin:

Seleção Natural:


- O conceito que verdadeiramente caracteriza a teoria da evolução de Darwin;
 
- Este sugere que em cada geração uma parte dos indivíduos de uma população são eliminados porque estabelecem entre eles uma "Luta pela sobrevivência" devido à competição pelo alimento, refúgio, espaço e fuga aos predadores;
 
- Deste modo sobrevivem os que melhor se adaptarem ao meio’.
 
Os indivíduos mais aptos transmitem essas características à descendência.

Lamarck:

 Jean Baptiste Pierre de Monet, Cavalheiro de Lamarck (1774 - 1829)
 
Zoologista e botânico francês, nascido em Bazantin, um dos pioneiros na formulação das teorias da evolução biológica.
 Filosofia Zoológica (1809)
 Leis:
1. Adaptação ao meio;
2. Lei do Uso e desuso;
3. Hereditariedade dos caracteres adquiridos.

Verminoses:

Principais doenças causadas por platelmintos:
DOENÇA
TENÍASE
CISTICERCOSE
ESQUISTOSSOMOSE
AGENTE ETIOLÓGICO
Taenia solium                  Taenia sagnata
Cisticerco -larva da Taenia solium
Schistosoma mansoni
MECANISMO DE TRANSMISSÃO
Ingestão de carne contaminada pela larva (cisticerco)
Ingestão de água e alimentos contendo ovos e proglotes da tênia.
Penetração ativa da larva (cercária) pela pele.
“nadou, coçou, pegou”
HOSPEDEIROS
(ALÉM DO HOMEM)
Porco e boi
Porco
Caramujo: gênero Biomphalaria, Planorbideo.
MEDIDAS PROFILÁTICAS
Não comer carne de porco e de boi malpassadas ou cruas
Ter cuidado com água e alimentos que possam estar contaminados.
Evitar nadar em locais onde haja caramujos com suspeita de contaminação




Principais doenças causadas por nematelminto:

DOENÇA
ASCARIDÍASE
NACATORÍASE OU ANCILOSTOMOSE
ENTEROBIOSE OU OXIUROSE
FILARIOSE OU ELEFANTÍASE
AGENTE ETIOLÓGICO
Ascaris lumbricoides
Necator americanus
Ancylostoma duodenale
Enterobius vermicularis
Wuchereria bancrofti
MECANISMO DE TRANSMISSÃO
Ingestão de água e alimentos contaminados pelos ovos.
Ingestão de água e alimentos contaminados pelos ovos. Penetração ativa de larvas do solo pela pele
Ingestão de água e alimentos contaminados pelos ovos. Auto-infestação oral.
Picada do mosquito Culex fatigans
HOSPEDEIROS
(ALÉM DO HOMEM)
Não tem

Não tem

Não tem

Mosquito do gênero Culex
MEDIDAS PROFILÁTICAS
Cuidado com água e alimentos que possam estar contaminados.
Cuidado com água e alimentos que possam estar contaminados. Andar calçado.
Cuidado com água e alimentos que possam estar contaminados. Lavar bem as mãos.
Combate ao vetor.


Bioacumulação:

Bioacumulação: tema vem aparecendo em provas de vestibular:

Nome que se dá ao acúmulo de substâncias nos tecidos dos organismos. Os casos mais comuns de bioacumulação são decorrentes da ingestão da substância, presente nos alimentos.  Uma característica marcante desse processo, é o aumento da concentração à medida que afastamos da base de uma cadeia alimentar.

Vamos considerar a cadeia alimentar abaixo, que mostra a concentração de DDT (inseticida proibido no Brasil) nos diferentes níveis tróficos. A concentração está expresso em ppm (parte por milhão).

Algas
Peixes planctófago
Peixes carnívoros
ave aquática
0,04 ppm

0,21 ppm

2,12 ppm

8,4 ppm


Na cadeia acima, observamos claramente a bioacumulação. A ave, último nível trófico da cadeia supracitada, é a que aparece com maior concentração desse inseticida em seus tecidos.

Com a espécie humana, o fenômeno já foi verificado em várias populações ribeirinhas, no Pará e Amazonas, envolvendo o mercúrio, usado no garimpo do ouro.

O homem é o último integrante de uma cadeia alimentar da qual os peixes encontram-se presentes. O grande problema, nesse caso, é que o mercúrio causa graves problemas ao ser humano, podendo ocasionar graves lesões ao sistema nervoso, além de dentes moles, sangramento nas gengivas, fraqueza muscular, dificuldade de concentração, dentre outros.

Questão proposta:

(PASUSP/2009) O inseticida DDT, de uso proibido no Brasil, é acumulado ao longo das cadeias alimentares, sendo absorvido pelos produtores, passando para os consumidores primários, desses para os consumidores secundários e assim por diante. Após a utilização ilegal de DDT, em uma plantação, foi avaliada a porcentagem da substância acumulada na cadeia alimentar a seguir:
alfaces  --> insetos --> sapos
Espera-se obter a menor e a maior concentração de DDT, respectivamente, em:
a) alfaces e insetos.
b) sapos e insetos
c) insetos e sapos.
d) insetos e alfaces.
e) alfaces e sapos.
Resposta: Alternativa E.

30/09/2012

Alguns temas que podem cair no Enem 2012:

Não basta conhecer as regras ortográficas para se dar bem na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, nas outras matérias muitos textos podem ser aproveitados para encaixar questões. Os candidatos devem estar atualizados em relação à realidade social, política e econômica do país e conseguir relacionar o assunto com o que foi aprendido durante o ano letivo.
Abaixo listaremos alguns assuntos que são possíveis temas para a redação ou simples questões  do Enem 2012 e que devem ser estudados e aprofundados pelos candidatos.

Rio+20 e Código Florestal
Um  tema ambiental que é um possível  para a redação do Enem é a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que foi realizada entre os dias 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. O evento marcou os vinte anos da realização do Eco-92.
Com o objetivo de renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável, o Rio +20 reuniu as principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes. Os temas principais foram: economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
Nesse tema  também, é importante saber que após 47 anos, é reformulado o Código Florestal Brasileiro. Um novo conjunto de leis (Projeto de Lei nº 1.876/99) define a Amazônia Legal, os direitos de propriedade e restrições de uso para algumas regiões que compreendem estas formações vegetais , os critérios para supressão e exploração da vegetação nativa e atua para melhorar a preservação ambiental.
Os temas ecológicos são recorrente durante os últimos anos em provas e redações, esse ano é fortalecido pela realização do Rio +20 e pelo Código Florestal.

Catástrofes naturais
Os desastres naturais tiveram grande repercussão no ano de 2012 e por isso merecem uma atenção especial. Do terremoto no Japão às enchentes em diversas regiões do Brasil periodicamente. Os alunos devem ter a capacidade de relacionar os acontecimentos ligando aos conceitos dos movimentos das placas tectônicas, tempestades tropicais, urbanização desordenada. Não esquecer de tentar estabelecer (ou não) conexões com o aquecimento global e com a responsabilidade (ou não) dos seres humanos sobre esse fenômeno.

Crise econômica mundial
A crise na zona do euro, principalmente na Grécia, arrasta o bloco inteiro para uma crise financeira sem precedentes. Os gregos acumulam altos índices de desemprego, entre os jovens esse índice ultrapassa a metade. A Itália anunciou a recessão de sua economia e segue cortando gastos públicos. Na Espanha, a dívida pública bate recorde. Para os candidatos é interessante conhecer o histórico dos países e também da união europeia. Apresentar quais serão as consequências dessa crise para o restante do mundo, inclusive o Brasil.

Eleições municipais e Política
Ano eleitoral. Os brasileiros vão às urnas em outubro para eleger prefeitos e vereadores. De acordo com os professores, questões sobre o processo eleitoral brasileiro e comparações entre diferentes momentos da história do Brasil podem aparecer nas provas. É importante ter em mente a divisão política e administrativa do país e as atribuições de casa um dos poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Já que estamos falando de política, é bom estar atualizado em relação a aspectos éticos, legais e escândalos que surgiram no noticiário.

Tecnologia e mudanças na sociedade
Novos produtos e processos chegando ao mercado em ritmo cada vez mais acelerado. Impactos no dia-a-dia dos cidadãos. Mudanças nas profissões. Redes sociais. Ensino a Distância.

Primavera Árabe
Os protestos que tiraram do poder o ditador tunisiano Zine El Abidine Ben Ali e o egípcio Hosni Mubarak, está alcançando o norte da África e diversos países do Oriente Médio. As questões sobre religião e seus conflitos no Oriente Médio, disputas pelo domínio do petróleo da região e a utilização da internet como ferramenta de mobilização social, podem aparecer na prova.

A usina de Belo Monte e a questão energética no Brasil
A Usina Hidrelétrica de Belo Monte é uma central hidrelétrica que está sendo construída no Rio Xingu, nas proximidades da cidade de Altamira, no Pará. Desde o início da construção da usina, o projeto é alvo de criticas por parte de ambientalistas e tribos indígenas locais. As polêmicas a cerca dos impactos ambientais da Usina Hidrelétrica de Belo Monte deve ser um tema presente na prova do Enem.

Brasil como sede de grandes eventos esportivos
A Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016 estão provocando uma série de ações do governo e da iniciativa privada. Vamos conseguir fazer algo organizado e que nos encha de orgulho? O sucesso da Olimpíadas de Londres também deve ser lembrado. O esporte de um modo geral como mobilizador e como promotor de saúde.