12/07/2012

Cursos oferecidos pela UFMG.

Pessoal, a partir de hoje vou postar os cursos oferecidos por várias instituições de ensino do Brasil.

CURSOS OFERECIDO PELA UFMG – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS:


Administração
Administração (ICA-Campus Montes Claros)
Agronomia
Antropologia
Aquacultura
Arquitetura e Urbanismo
Arquivologia
Artes Visuais
Biblioteconomia
Biomedicina
Ciência da Computação
Ciência do Estado e da Governança Social
Ciências Atuariais
Ciências Biológicas
Ciências Contábeis
Ciências de Alimentos
Ciências Econômicas
Ciências Sociais
Ciências Socioambientais
Cinema de Animação e Artes Digitais
Comunicação Social
Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis
Controladoria e Finanças
Dança
Design
Design de Moda
Direito
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Aeroespacial
Engenharia Agrícola e Ambiental
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia de Controle e Automação
Engenharia de Minas
Engenharia de Produção
Engenharia de Sistemas
Engenharia Elétrica
Engenharia Florestal
Engenharia Mecânica
Engenharia Metalúrgica
Engenharia Química
Estatística
Farmácia
Filosofia
Física
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Geografia
Geologia
Gestão de Serviços da Saúde
Gestão Pública
História
Letras
Licenciatura em Educação do Campo
Licenciatura Intercultural para Educadores Indígenas
Matemática
Matemática Computacional
Medicina
Medicina Veterinária
Museologia
Música (Bacharelado)
Música (Licenciatura)
Nutrição
Odontologia
Pedagogia
Psicologia
Química
Química Tecnológica
Relações Econômicas Internacionais
Sistemas de Informação
Teatro
Tecnologia em Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Terapia Ocupacional
Turismo
Zootecnia


CONHEÇA ALGUNS CURSOS DE GRADUAÇÃO:
AQUACULTURA:
O curso visa formar profissionais com conhecimentos de toda a cadeia produtiva de organismos aquáticos e, para isso, oferece aulas práticas e teóricas. Durante o curso os alunos são atualizados e familiarizados com as constantes alterações na legislação ambiental, mercado e tecnologias nacionais e mundiais de produção, formando profissionais capazes de dar suporte a toda a cadeia da aquacultura e de identificar e calcular impactos potenciais sob diferentes opções políticas.

AGRONOMIA:
O objetivo é formar um profissional com sólida base de conhecimentos científicos que, dotado de consciência ética, política, com visão crítica e global do cenário econômico, social e cultural possa atuar na profissão em qualquer conjuntura e local. O Engenheiro Agrônomo pode atuar em várias áreas, desde a pesquisa e ensino em ciências agrárias, instituições públicas e privadas ligadas à agricultura, pecuária e abastecimento, como também com fertilizantes e adubação, irrigação, drenagem, produção de grandes culturas, energia e biodiesel, entre outras.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS:
O biólogo é um profissional envolvido nas grandes e polêmicas discussões presentes na sociedade: células-tronco, clonagem, biodiversidade, preservação ambiental e até mesmo o antigo, mas sempre atual, debate sobre a teoria evolucionista de Darwin. No começo do curso, os alunos têm disciplinas que apresentam as diversas vertentes da profissão de Biólogo, em laboratório, em campo e em sala de aula. Em seguida, as disciplinas específicas as duas modalidades de formação: Biotecnologia e Saúde, que permite atuar na indústria farmacêutica e melhoramento genético, por exemplo, e Ciências Ambientais, na qual o estudante estuda a importância da biodiversidade e da conservação ambiental, integram o currículo. Recentemente, as áreas de atuação do biólogo são diversificadas, indo desde a Licenciatura até a atuação em empresas públicas e privadas, nas áreas de Meio ambiente, Biotecnologia e Saúde Humana e Animal.

CIÊNCIAS DE ALIMENTO:
A graduação é composta por disciplinas da área de exatas e de biológicas. O estudante formado é o profissional que atua em toda a cadeia produtiva, desde a produção das matérias primas à comercialização dos alimentos. Quem se gradua em Ciências de Alimentos pela UFMG terá a oportunidade de estar presente em diversas áreas, como indústrias, buscando aperfeiçoar a produção dos alimentos, em órgãos públicos, estabelecendo padrões de qualidade, ou mesmo em supermercados, buscando atingir novos públicos.

CIÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS:
O objetivo do curso é formar profissionais com habilidades para elaborar, analisar, acompanhar e executar projetos ligados ao meio ambiente, incorporando as perspectivas sociais, culturais, históricas e políticas das relações entre sociedades e ambientes. As disciplinas ministradas no curso serão orientadas por um eixo comum: a análise de como os elementos água, ar, terra e fogo (neste caso, a energia), são manuseados e apropriados por dimensões políticas, históricas e culturais. O bacharel em Ciências Socioambientais poderá atuar em diversas organizações que lidam com o meio ambiente, seja na esfera do governo ou no terceiro setor. Além disso, também poderá participar de pesquisas científicas, além de trabalhar em empresas privadas, zelando pelo cumprimento da legislação ambiental.

ENGENHARIA AMBIENTAL:
A degradação ambiental pode ser medida em níveis de poluição da água, do ar e do solo. Mas as Ciências Exatas e Biológicas também exercem um importante papel na recuperação do meio ambiente. São essas tarefas, a de avaliar, prevenir, controlar e minimizar os impactos da destruição dos nossos recursos naturais, que fazem parte do trabalho do Engenheiro Ambiental. O curso de Engenharia Ambiental foi criado em 2009 na UFMG. As aulas acontecem durante as manhãs e tardes e o período para conclusão do curso é de, em média, cinco anos. Para o profissional graduado, há espaço em órgãos públicos, firmas de consultoria e em setores de controle ambiental de indústrias, bem como em organizações não governamentais (ONGs) e em institutos de pesquisas.

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO:
Os profissionais que se formam em Engenharia de Controle e Automação são capazes de transformar processos manuais em automáticos e de implementar e fazer a manutenção de sistemas de controle em indústrias, residências e hospitais, entre outros. A graduação, que era apenas diurna, também passou a oferecer, em 2009, turmas à noite. Nos quatro primeiros períodos, o foco é no ensino de disciplinas de computação, física, matemática e química. A partir do 5º período, toda a carga horária é voltada para as matérias específicas da Engenharia de Controle e Automação. Neste momento, o aluno tem a oportunidade de estudar e aplicar os seus conhecimentos em vários processos, tais como: químico e petroquímico, metalúrgico, mineral, biológico, automotivo, de engenharia de transportes, térmico, elétrico, de manufatura, entre outros. Onde quer que seja necessária a utilização de um sistema que deva funcionar de forma automática, controlada e sem intervenção humana, aí estará a área de trabalho de um Engenheiro de Controle e Automação.

ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL:
A grade curricular do curso é dividida em dois momentos. Até o 4º período, o aluno cursa disciplinas comuns a todas as engenharias, como cálculo e física. Em seguida, ele entra na etapa das disciplinas profissionalizantes, adquirindo conteúdos como mecanização agrícola, projetos de estruturas hidráulicas, poluição ambiental, entre outros. O mercado de trabalho para o engenheiro Agrícola e Ambiental é amplo. Na área de meio ambiente, o profissional irá avaliar os impactos das atividades agrícolas no meio ambiente e propor soluções para reduzi-los, utilizando o solo e os ambientes de forma eficiente e sustentável. Ele também pode atuar nas áreas de construções rurais, hidrologia, irrigação e drenagem, energização rural, mecanização agrícola e armazenamento e processamento de produtos agrícolas.

ENGENHARIA MECÂNICA:
Curiosidade é a palavra chave para o Engenheiro Mecânico. O profissional desta área tem que ter interesse em saber o porquê e como os mecanismos funcionam. Os alunos passam por um ciclo básico de matérias de engenharia e a partir do quarto período, podem escolher a trajetória em que desejam se especializar: manutenção mecânica, mecatrônica, energia e utilidades, projetos e processos de fabricação ou automobilística. Para cada uma dessas trajetórias do curso, há atividades profissionais específicas. Na automobilística, o profissional atua em projetos, fabricação e manutenção de veículos automotivos. Na mecatrônica, trabalha-se com dispositivos eletrônicos para automação de equipamentos mecânicos. Quem escolhe a habilitação em energia e utilidades irá atuar no desenvolvimento de novas formas de conversão de energia. Os profissionais da trajetória de processos de fabricação lidam com a transformação de matérias-primas em produtos. Por fim, a habilitação em manutenção mecânica forma profissionais capacitados para lidar com a manutenção de qualquer maquinário mecânico.

CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO:
Isso é fruto de um corpo docente e técnico-administrativo de excelente qualidade, uma infra-estrutura de primeira linha e, principalmente, da excelência e dedicação dos alunos. Outro destaque é a possibilidade dos alunos do cursarem disciplinas optativas e eletivas, que permitem uma formação ainda mais ampla. As oportunidades de trabalho aparecem tanto em empresas de software e hardware que desenvolvem e mantêm sistemas computacionais quanto naquelas que se utilizam desses sistemas em suas atividades diárias. Além disso, os estudantes podem continuar na carreira acadêmica, realizando mestrado e doutorado e desenvolvendo trabalhos de pesquisa em Ciência da Computação.

GEOLOGIA:
Com a crescente demanda por recursos naturais, o geólogo tem se tornado um profissional cada vez mais requisitado. Quem pensa em seguir esta carreira deve estar consciente de seu papel social de buscar um equilíbrio entre a extração de recursos naturais e a preservação ambiental. Anualmente, o curso de Geologia abre vaga para 35 estudantes. Os estudantes que optarem pelo curso de Geologia terão, nos períodos iniciais, foco nas áreas de Matemática, Física e Química, que serão a base para os conhecimentos específicos da Geologia. A partir do segundo semestre de curso, os alunos passam a ter aulas no Instituto de Geociências (IGC), com matérias específicas da Geologia, como mineralogia, hidrogeologia, geoquímica e petrografia. Uma característica marcante do curso é seu caráter prático. Mais de 50% das aulas são práticas, em laboratórios ou em trabalhos de campo. Estes começam a partir do 2º período e dão ao aluno a oportunidade de vivenciar a profissão de maneira mais próxima da realidade. Neste tipo de atividade, os estudantes visitam regiões com boa exposição de rochas, minérios ou estruturas. O objetivo é coletar dados e amostras e, até mesmo, fazer o mapeamento geológico do local. A atividade mais tradicional da profissão de geólogo é a busca por bens minerais, sejam eles metálicos, como o ouro e o ferro, ou não-metálico e no planejamento urbano.

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO:
A educação pensada para as demandas específicas do campo. Esse é um dos objetivos do curso de Licenciatura em Educação do Campo, que forma professores para atuarem nas escolas do campo.  O curso oferece quatro habilitações: "Ciências da Vida e da Natureza", "Letras e Artes", "Matemática" e "Ciências Sociais e Humanidades". A cada ano é ofertada uma habilitação. O profissional que se gradua em Licenciatura em Educação do Campo terá competências específicas para o ensino no campo em escolas públicas, escolas Família-Agrícola e estabelecimentos educacionais que atendam jovens do campo. Ao lado da formação nos conteúdos específicos e da formação pedagógica o profissional terá uma visão crítica da sociedade e conhecimentos sobre as questões culturais, econômicas e sociais dos modos de vida e de trabalho das populações do campo.

MEDICINA VETERINÁRIA:
Ter apreço por animais é um dos pré-requisitos para se tornar médico veterinário. No entanto, esta não é a única condição. Pelo contrário: o amor e o apego extremos aos bichos podem, inclusive, serem elementos que dificultam a atuação na área. Pessoas muito emotivas podem ter dificuldades em lidar com problemas dos animais. Além disso, é preciso ter interesse em saúde coletiva e produção animal para ser um bom veterinário. Criado em 1932, o curso de Medicina Veterinária funciona em uma área de sete hectares, que compreende duas fazendas experimentais, 115 laboratórios e um Hospital Veterinário. Atualmente, admite 120 alunos - 60 por semestre - que têm aulas durante as manhãs e tardes. O tempo previsto para conclusão dos estudos é de cinco anos. As aulas dos três primeiros períodos acontecem no Instituto de Ciências Biológicas, com matérias básicas como bioquímica, fisiologia e microbiologia, por exemplo. Após essa fase, os alunos se aprofundam na Medicina Veterinária e no fim do curso podem fazer disciplinas optativas, de acordo o interesse de cada um. Os veterinários estão presentes nas clínicas para atendimento de animais domésticos, além de outros ramos, como produção animal, e na Medicina Veterinária Preventiva, com atividades de controle de zoonoses e saúde pública.

NUTRIÇÃO:
Qualidade de vida e boa alimentação estão diretamente ligadas uma à outra. Nesse contexto, o profissional da Nutrição está cada vez mais inserido na promoção do bem-estar e no planejamento da segurança alimentar. Dividida em módulos, a graduação começa com disciplinas introdutórias sobre alimentos, meio ambiente, bioética, química e outras, que têm como objetivo apresentar o estudante às diversas áreas da Nutrição. Ao contrário do que geralmente acontece em outros cursos, o contato com as áreas de atuação do nutricionista começam cedo, logo no 1º período. Além disso, o curso oferece estágios e o Internato Rural, em que os alunos atuam, sob orientação dos professores, em cidades do interior de Minas Gerais. São inúmeras as opções de trabalho para a área: hospitais e clínicas, atendimento domiciliar, saúde pública, restaurantes, escolas das redes pública e privada, indústrias de alimentos e também nos esportes.

TURISMO:
Curiosidade em conhecer novos lugares, culturas e costumes diferentes. Essas são características fundamentais para quem deseja fazer Turismo. Mas para seguir a carreira de turismólogo é necessário também ter espírito empreendedor e disposição para criação de alternativas de desenvolvimento inovadoras. Isso porque o profissional dessa área pode até trabalhar na organização de viagens, mas atua, principalmente, no planejamento e gestão de empresas e desenvolvimento de comunidades, a partir de conhecimentos e atividades relacionadas ao turismo. Logo no início do curso os alunos têm contato com a área, além de disciplinas introdutórias como sociologia, política, economia e administração. Depois, eles podem seguir por dois caminhos, um focado em planejamento turístico e outro voltado para gestão, com atuação em hotelarias, transporte e empresas. O turismólogo pode atuar tanto no setor privado, na área empresarial, como no setor público. Quem faz a primeira opção pode trabalhar com consultoria ou também na concepção, administração e gestão de empresas do ramo. No setor público, esse profissional pode fazer a elaboração de planos de desenvolvimento turístico em escala municipal estadual e nacional.

ZOOTECNIA:
O curso de Zootecnia capacita profissionais para gerir todos os processos relativos à produção animal. As disciplinas da graduação em Zootecnia são divididas em diversos eixos temáticos, tais como: Ciências Exatas, Produção Animal, Ciências Ambientais e Ciências Agronômicas. Na maioria delas, o aluno irá lidar com as áreas de Biologia, Química e Matemática. O zootecnista irá trabalhar com as atividades de produção animal, seja este doméstico ou silvestre, buscando um equilíbrio saudável entre o homem e a natureza. Seus locais de trabalho são as empresas agropecuárias, feiras, exposições, empresas de nutrição animal e criatórios, além de órgãos públicos ou privados de pesquisa, ensino e extensão.


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